quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Lentes

  
  Não sei se foi porque minha primeira aula de fotografia foi sobre lentes (e realmente me fez sentir como se muitas coisas que antes não faziam o menor sentido na minha cabeça se desdobrassem de modo muito mais lógico pra mim), mas resolvi que seria o que eu ia escrever agora tambémPrimeiro conceito a ser definido:
Distância focal: "É a distância entre o centro óptico da lente até o plano do filme ou sensor".
Essa foi a definição dada pelo meu primeiro professor de fotografia.
 A Wikipédia diz:
"A distância focal de uma objetiva é determinada a partir dos pontos nodais até dos focais, ou seja, é a distância, em milímetros, entre o ponto de convergência da luz até o ponto onde a imagem focalizada será projetada."
 Sem me preocupar com os conceitos técnicos e físicos, imagino que seja a distância de um ponto em relação a lente até onde a imagem é formada. Longe de mim querer dar aula de física por aqui. Meu objetivo com essa definição é apenas dar a ideia do que seria, então eu vou focar mais no sentido prático disso.
Na prática:
Essa distância pode ter vários valores, desde 18mm até 300mm...E mais e menos que isso também. Em objetivas chamadas de fixas, isso não varia. Uma lente fixa de 300 mm, vai ter sempre 300mm, você não pode mudar essa distância. Já não é assim nas objetivas zoom. Objetivas de diferentes valores de distância focal são usadas para coisas diferentes. Existe uma classificação a elas de acordo com sua distância focal. Elas podem ser classificadas como grande angular, normal ou teleobjetiva.

Grande Angular
Possuem distância focal menor ou igual a 35mm. Utilizadas para tirar fotos com um ângulo maior. Bem útil, por exemplo, para fotografar em ambientes apertados - onde você não pode andar muito para trás para pegar todo mundo na foto.
Normal
É uma objetiva de 50 mm.
Teleobjetiva
Possuem distância focal igual ou maior que 85mm. São lentes que aproximam, ideiais para motivos distantes.

Encontrei no http://www.dicasdefotografia.com.br uma figura que exemplifica de uma maneira legal esse conceito, mostrando fotos tiradas da mesma distância do assunto, só trocando as lentes:


Para a sua câmera
Se a câmera for (D)SLR, isso é mais simples, afinal, na hora de comprar a objetiva para a sua câmera você já escolhe pela distância focal e outras características. Mas se sua câmera é semiprofissional ou mesmo compacta, isso pode ser controlado também. Quando sua câmera não está utilizando o zoom, está como grande angular. Conforme você muda o zoom, ela provavelmente passa por normal e vai para a teleobjetiva também.

Dicas
  • Não utilizar uma grande angular para fotografar pessoas. Ela causa uma pequena distorção da imagem, que não causa problemas em outros motivos, mas pode não ficar legal quando você está fotografando pessoas e é bom evitar - ou a pessoa fotografada pode acabar parecendo com aqueles cachorrinhos do McDonalds. (Pode testar em casa uma foto de uma pessoa com zoom e uma de perto sem zoom, de modo que fiquem as duas fotos parecendo que foram tiradas da mesma distância. Pensei em fazer isso, mas não ia querer minha cara no blog assim:



 [foto: www.algumacoisa.net] )

  • Indicadas para a fotografia de rostos: Entre 85mm e 135mm. 

P.S: Escrevi essa postagem baseada em anotações de observações de um professor de fotografia. Quando estava lendo, percebi que as objetivas entre 35mm e 50 mm e 50mm e 85mm não estavam encaixadas em nenhuma classificação. Uma olhadinha na internet me disse que toda lente com distância focal menor de 50mm é grande angular e toda maior é teleobjetiva, já que toda menor de 50 diminui a imagem e toda maior aumenta. Faz sentido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário