segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ISO

  Escolhi falar do ISO antes de outras coisas porque é algo controlável em muitas câmeras, mesmo nas compactas. Eu tive uma sony compacta, que em seus diversos modos incluía um que era representado por um P. Nesse modo, era possível o controle do ISO.






O que é ISO?
  ISO nada mais do que é do que sensibilidade à luz. Nas câmeras analógicasa imagem é projetada no filme. Existem películas mais ou menos sensíveis à luz. Há um índice que mede essa sensibilidade. Antes da popularização de câmeras digitais, esse índice era chamado de ASA. Um filme de ASA 800 é mais sensível a luz do que um filme de ASA 100. Hoje em dia, essa medida é mais conhecida como ISO, porque é esse o nome que recebe nas câmeras digitais.
  A grande facilidade das câmeras digitais, é a possibilidade de se regular o ISO de acordo com o que for mais conveniente. 


A foto da esquerda foi tirada com ISO 100 e a da direita com ISO 400. (Foto: minha / Modelo: Alice)
Um porém
Apesar da vantagem, em nível de iluminação, o ISO alto tem uma desvantagem, que se verifica na qualidade da imagem. Quanto mais alto o ISO, mais ruído a imagem tem, como se pode ver na imagem a seguir (que eu consegui no site http://www.fotografiaonline.xpg.com.br/biso.html)


  Podemos notar que a imagem da esquerda, está mais nítida do que a da direita, que, segundo o site, foi tirada com ISO 3200, enquanto a primeira foto foi tirada com ISO 100.      
   Outro exemplo são essas duas imagens tiradas do site Dicas de Fotografia, em que a primeira foto foi tirada com ISO mais baixo do que a segunda:





  O Site diz da primeira foto: "ISO 200 - Imagem limpa e nítida" e da segunda: "ISO 3200 - Podemos notar na imagem manchas de iluminação e cores, o famoso ruído. Principalmente na cor preta."


Então, qual é o melhor?
Eu, particularmente, mantenho a câmera configurada com o ISO mais baixo possível. 100, na câmera que eu uso agora (que não é minha) e 80 na minha câmera antiga. Faço isso para manter a qualidade da imagem, com menos ruído possível. Porém, quando o flash e outros recursos não dão vazão e a foto continua ficando escura, é hora de aumentar o ISO até onde for necessário. É assim que eu uso, embora seja algo de cada pessoa, que dominando esse recurso, pode fazer como preferir.
   


  Por fim, o ISO pode ser bem útil se bem utilizado, podendo-se obter resultados satisfatórios. 
  Creio que na configuração inicial das câmeras, pelo menos na maioria delas, o ISO está em modo automático, no qual a câmera escolhe o ISO de acordo com a luminosidade do local. Não é uma opção ruim, mas quando se sabe usar, escolher o ISO manualmente pode trazer fotos melhores.  
  Nem todas as câmeras compactas apresentam a possibilidade controlar o ISO manualmente (as semi-profissionais e as DSLR sim). Mas pode ser uma boa ideia procurar no manual da sua câmera (sim, aquele pobre ser de papel que provavelmente foi desprezado por você assim que comprou a câmera e saiu apertando todos os botões) como escolher o ISO ou, caso não tenha mais o manual, ir procurando nas diversas opções do menu e testar suas possibilidades.


Ahh! Gostaria de pedir que vocês comentassem, com críticas, dúvidas e sugestões. E pra quem testou em casa o que eu falei também! Para que eu sempre possa melhorar o blog (e ele fique bonitinho com comentários :D ).


PS.: O nome ASA é americano, mas havia também um padrão alemão ( o DIN ) que não é mais utilizado. (As padronizações e escalas podem ser encontradas mais detalhadamente na Wikipédia, sob o nome de Sensibilidade ISO.)

2 comentários:

  1. A diferença é, definitivamente, considerável!
    Notei grande mudança em questão de claridade.
    ( Experiência Própria )
    Para quem não sabe, minha câmera é a mais nova última geração da excelentíssema NIKON. ( KKKKK - Jus Kiddin' )
    Mas sério, gostei desse novo aprendizado.

    ResponderExcluir
  2. Querida Luisa
    Gosto muito da maneira como você explica.
    Quem ler sobre o ISO vai procurar localizar em sua câmera e qum já conhece tem a oportunidade de acrescentar algo mais, colaborando, ou até mesmo contando suas experiências.
    Parabéns! É esse o caminho.
    Beijos da sua admiradora número 1.

    ResponderExcluir