segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Balanço de Branco

  Eu ia escrever um post sobre balanço do branco. Aliás, eu ainda vou escrever um post sobre balanço do branco. Mas depois que fui pesquisar na internet material adicional para a minha postagem sobre balanço do branco e descobri esse site: http://www.cambridgeincolour.com/pt/tutoriais/balanco-branco.htm me senti super humilde u.u. Mas não vou desistir por dois motivos: 
  • Para ter uma postagem sobre balanço do branco no meu blog.
  • Vou resumir, até pra quem quer algo mais rápido e mais efetivo, dando prioridade mais à parte prática.
Então, vou começar explicando o que é balanço de branco. Adorei a definição do site que eu citei ainda há pouco: "O balanço de branco (em inglês 'White Balance' ou WB) é o processo de remoção de cores não reais, de modo a tornar brancos os objetos que aparentam ser brancos para os nossos olhos." O balanço do branco é exatamente isso.

Como assim?
Já viu uma foto azul? Não exatamente azul, mas a foto toda com uma tonalidade azulada. Assim:
(Foto: minha / Modelo: Angélica)

 Uma vez fui fotografar com a câmera de uma amiga e todas as fotos estavam saindo azuladas. Fiquei intrigada com aquilo - que câmera estranha! Na época não conhecia o balanço de branco. Agora, imagino que seja isso que estava errado na configuração da câmera dela. Nessas fotos, o que devia ser branco, está azul. E é por isso que dá pra ver que o balanço de branco está configurado de maneira errada. As diversas opções podem deixar a foto não somente azulada, como avermelhada ou de outras tonalidades. Mais fotos onde podemos ver isso (retiradas do site http://www.cameraversuscamera.com.br/dic/bbranco.htm):



Copyright©  Câmera versus Câmera Copyright©  Câmera versus CâmeraCopyright©  Câmera versus Câmera Copyright©  Câmera versus CâmeraCopyright©  Câmera versus Câmera Copyright©  Câmera versus Câmera
(nas fotos da esquerda o balanço de branco está errado, na direita está como deveria ser)

Como configurar o balanço do branco?
  Não é difícil. Imagino que a maioria já deve ter visto em sua câmera o desenho de um solzinho, uma nuvem, uma lâmpada e coisas assim. E é nessa parte em que o balanço de branco pode ser mudado. Esses desenhos se referem aos diferentes tipos de luz a serem compensados pela câmera. A luz do sol, a luz de uma lâmpada incandescente, uma uma fluorescente, a luz de um dia nublado... Tudo pode ser escolhido, de acordo com a necessidade. Até mesmo um balanço de branco automático, onde a câmera escolhe o ideal. 
  Novamente, recomendo uma visita ao manual de sua câmera para saber como se configura o balanço de branco, pois isso varia de câmera para câmera.

  Se você quiser informações mais detalhadas, recomendo o site que coloquei lá no início, que inclui algo mais técnico também. Se está satisfeito com meu pequeno resumo, já pode pegar sua câmera e ir testar. Novamente peço que os resultados, críticas, sugestões e todas os demais tipos de opinião sejam postados nos comentários, para que eu posso estar sempre melhorando o blog. Obrigada ^^

Um comentário:

  1. Ficou muito bem explicado, simples e claro.
    Obrigada.

    ResponderExcluir